A Importância de evoluir do Disclosure para Análise de Transição Climática
O Valor Econômico publicou artigo assinado por duas lideranças do Climate Finance Hub Brasil: o Prof. Luan Santos, PhD pela COPPE/UFRJ e Coordenador de Pesquisas, e Linda Murasawa, Líder de Engajamento do Setor Financeiro. No artigo, os autores abordam uma questão central para o setor financeiro e corporativo brasileiro: como a transição para uma economia de baixo carbono exige das empresas uma postura ativa e transparente na divulgação de seus riscos climáticos e emissões de gases de efeito estufa (GEE).
Nele também reiteramos que o avanço no disclosure climático, incluindo análise de dados e informações úteis para apoiar a tomada de decisão e a formulação de políticas públicas, é essencial para o setor financeiro. Esse avanço possibilita uma avaliação mais precisa dos riscos e oportunidades vinculados à transição para uma economia de baixo carbono, garantindo escolhas mais informadas e sustentáveis.
É nesse contexto que surge o Climate Finance Hub Brasil, cujo objetivo principal é avaliar o grau de maturidade da transição climática de empresas atuantes no país. A iniciativa visa a oferecer suporte a decisões financeiras que levem em conta os diferentes níveis de riscos climáticos. Dessa forma, pretende-se mitigar possíveis perdas, ajustar os portfólios às mudanças regulatórias e climáticas e identificar oportunidades de investimento sustentável, alinhadas à transição para uma economia de baixo carbono no Brasil.
Artigo publicado no Valor Econômico, editoria ESG, em 28/10/2024